Comportamento Corporativo Gestão Comportamental Perfil Comportamental RH

Perfil Comportamental como base da Gestão Comportamental

Você já se perguntou sobre qual a real importância de cada colaborador dentro de sua empresa? Eis um questionamento raramente feito por gestores, mas que literalmente pode mudar o rumo de uma corporação caso seja levado a sério, colocando em prática a gestão comportamental e garantindo que cada pessoa esteja onde realmente deve estar.

A tarefa do Recursos Humanos, por sinal, tende a estar cada vez mais voltada para esse fim, sem deixar de lado suas funções básicas, mas contribuindo cada vez mais para a gestão estratégica como um todo.

O perfil comportamental, como já abordado em outros conteúdos, é o principal elemento para que essa gestão possa ocorrer da forma correta, e você poderá saber mais a respeito a seguir.

 

 

O que é e para que serve a Gestão Comportamental

Qualquer empresa precisa de bons gestores para existir, e isso diz respeito a todos os seus recursos incluindo, claro, os financeiros.

A gestão comportamental também faz parte desse contexto, elevando o trabalho dos recursos humanos e de cada colaborador a outro patamar. Sua função, como seu próprio nome sugere, é de justamente gerir pessoas a partir de seus respectivos comportamentos, trabalhando-os constantemente e buscando atrair o melhor de cada uma a fim de criar equipes de alta performance.

Não é difícil encontrar empresas que possuem esse mesmo objetivo, mas que pecam na hora de entrar em ação utilizando apenas treinamentos, por exemplo.

O erro, em grande parte, está em dois pontos principais:

    • Somente treinamentos esporádicos, sem análise, não irá gerar o resultado esperado;
    • Os líderes, como parte da equipe, devem estar sujeitos à gestão comportamental tanto quanto seus liderados.

Ou seja: os treinamentos e reciclagens aplicados, embora possam surtir algum efeito, não possuem a mesma eficácia da análise aplicada constantemente na gestão comportamental, a qual deve ser feita como forma de medir o crescimento de cada colaborador.

Os líderes, embora em posição de maior destaque, não deixam de ser colaboradores, devendo estar sob a mesma análise para que assim possa inspirar ainda mais suas equipes.

 

Benefícios da Gestão Comportamental

Para ser de fato eficaz, a gestão comportamental deve começar a ser utilizada no momento exato de contratação de um colaborador e ser constante, sem término previsto.

Para isso, é preciso descobrir qual o perfil que está entrando para o quadro de funcionários de sua empresa, utilizando como aliada uma ferramenta de perfil comportamental. O objetivo de fazer uma análise de perfil comportamental logo no início é poder entender se o candidato realmente está apto ao cargo oferecido e qual a melhor forma de lidar com ele, considerando que cada pessoa possui um perfil DISC diferente.

E esse é o principal motivo da ineficácia de muitos treinamentos aplicados: são utilizados da mesma forma com toda a equipe, sem considerar as diferenças comportamentais existentes.

Independentemente do tamanho de sua empresa, os benefícios colhidos são os mesmos, incluindo a formação de uma equipe apta e sólida, funcionários extremamente mais motivados com suas funções e, o mais importante, diminuição considerável da rotatividade, evitando gastos desnecessários com demissões e novos processos seletivos.

Lembre-se: o início de toda boa gestão comportamental está na descoberta do perfil de cada um, o que só é possível através de uma ferramenta DISC.

Entre em contato para saber mais sobre o Profiler DISC, que atua em dezenas de empresas e sem dúvidas guarda grandes resultados também para a sua.

 

Comments (2)

  1. Contratando currículo demitindo comportamento perfil comportamental
    13/05/2019

    […] que, no processo de recrutamento e seleção, avaliam somente o currículo e se esquecem do perfil comportamental, o que pode gerar problemas futuros e, consequentemente, gastos e desgaste da […]

  2. Pessoas talentosas criam as suas próprias oportunidades e essa é a sua chance de ser quem você é. E nós sabemos que você nasceu para isso! - Gescon Treinamentos
    20/05/2019

    […] e aplicáveis a fim de mudarmos essas situações a nosso favor. É muito cômodo querermos saber o perfil comportamental do outro, como o outro age em determinada situação no dia a dia, como ele costuma tomar as suas […]

Comments are closed.